top of page

 Como é formada a coleção Stadium Project?                     

Que tipo de arte constitui a coleção Stadium Project?

A coleção de artes Stadium Project é uma galeria de obras de arte físicas, iniciadas á nankin sobre papel e finalizadas em série de 11 serigrafias feitas em tinta vinílica sobre papel canson 180g/m³).

 

Cada serigrafia da coleção disponível à venda possui um certificado digital único chamado NFT, que aqui funciona como seu certificado de procedência e autenticidade. Conforme o método de aquisição escolhido (saiba como aqui), este certificado é transferido automaticamente para o novo dono da serigrafia ou poderá ser enviado posteriormente, conforme escolha do interessado.

 

Quantas Serigrafias/NFTs compõem a coleção Stadium Project?

O acervo da coleção Stadium Project foi iniciada em Junho de 2021 e está previsto para continuar sendo formado ao longo de um período de 4 anos, até agosto de 2025, com lançamentos de séries inéditas sequenciais, em ritmo vinculado á produção do ateliê (podendo haver mais ou menos lançamentos, conforme o contexto de produção do artista).

 

Ao longo deste tempo serão produzidas até 100 séries, cada uma com 11 serigrafias. De cada série de 11 peças, apenas 5 serão disponibilizadas à venda no plano central do projeto (saiba como aqui), sendo as demais destinadas previamente à doação a acervos diversos, conforme demanda dentro da vigência do projeto.

 

Para entender o porquê, é preciso entender as etapas de construção das séries de serigrafias, bem como os objetivos do projeto:

1. A cada série, uma ilustração inédita é elaborada, abordando um país. Estas artes são elaboradas à mão livre em tinta nankin sobre papel, podendo ser pré-anunciadas nas redes do projeto (em www.stadiumproject.org e no Instagram @stadiumproject);

2.Cada arte a nankin elaborada depois de finalizada a composição, origina uma série limitada de 11 serigrafias, executadas em tinta vinílica sobre papel 180g/m³ (formato 420cm x 594cm). Para isso, cada arte é preparada digitalmente gerando um fotolito para ser revelado em tela de poliéster. Após a realização das provas de impressão a partir da tela de poliéster (que ficam no acervo do artista), são finalmente executadas as serigrafias em definitivo sobre papel, formando um “time” de apenas 11 peças físicas, numeradas e assinadas pelo artista Ivo Barreto (@ivobarreto);

3. Para cada serigrafia do projeto, é cunhado um NFT que recebe a mesma denominação (nome da série e número da peça) correspondente a uma única serigrafia específica. Assim, este NFT passa a ser o certificado de procedência e de propriedade daquela determinada serigrafia;

20210704_084519 - Copia.jpg

Ao lado, etapa inicial, produção da ilustração, em grafite e nankin sobre papel da matriz da Série Brasil#1, inspirada na paisagem urbana de Belo Horizonte/MG, onde se encontra o Mineirão.

Abaixo, imagem da ilustração finalizada em nankin, após digitalização, para geração do fotolito.

Acervo Ivo Barreto, Junho/Julho de 2021.

20210709_174654.jpg
MINEIRÃO 600dpi_nova cobertura R03_cut.jpg

Acima, tela em poliéster após revelação. Esta foi a matriz serigráfica das 11 serigrafias da série Brasil#1. Acervo Ivo Barreto, Junho/Julho de 2021.

4. Das 11 serigrafias de cada série, 6 farão parte do Fundo Soberano Stadium Project (saiba o que é o fundo, logo abaixo no texto). As outras 05 serigrafias serão listadas para venda, podendo ser adquiridas online ou diretamente, junto à organização do Stadium Project (saiba como aqui).

 

6. Em agosto de 2025 o Stadium Project lançará sua última obra de arte inédita, em um total máximo de 100 séries de serigrafias, encerrando a composição da sua galeria e encerrando também as atividades de lançamentos no âmbito do projeto. A critério da organização do projeto, finalizados os 4 anos previstos, o projeto poderá se prorrogar por até mais dois anos, ampliando a galeria.

20210712_073205.jpg
20210712_072052.jpg

Acima, Serigrafia 5/11 da série Brasil#1 (vista integral e parcial), executada em tinta vinílica sobre papel canson 180g/m³, parte da coleção Stadium Project disponibilizada para venda atrelada à NFT. Acervo Ivo Barreto, Junho/Julho de 2021.

O que é o Fundo Soberano Stadium Project?

20210711_094447.jpg

Ao lado,as 11 serigrafias da Série Brasil#1, inspirada na paisagem urbana de Belo Horizonte, onde se encontra o Mineirão.

Acervo Ivo Barreto, Julho/2021.

A ideia de um fundo soberano vem da busca por estruturar um caminho de viabilidade da proposta que garanta a circulação ampla das obras e a ampliação do acesso ao público às serigrafias originais da coleção. Assim o fundo alimenta a reserva dos organizadores (que será usada na viabilização de ações do próprio projeto, como parcerias, ações e incentivo ou execução de serviços de tecnologia) e especialmente, destina-se majoritariamente à doação para acervos de instituições e pessoas que de alguma forma estejam ligadas aos temas inspiradores de cada obra, celebrando com eles o futebol, a memória, a cidade e a arquitetura.

Assim sendo, de cada série de 11 (onze) serigrafias, 6 (seis)  farão parte deste fundo soberano que existirá enquanto durar o projeto, sendo previamente assim planejado seu destino:

- 01 serigrafia de cada série será doada a uma instituição museológica ligada ao futebol no mundo, preferencialmente no Brasil, segundo escolha dos organizadores do Stadium Project. As instituições museológicas interessadas poderão se candidatar através do e-mail nft.stadiumproject@gmail.com. A mensagem deverá estar acompanhada de justificativa que aponte a ligação da coleção completa, uma de cada uma das 100 séries de serigrafias do Stadium Project e o tema tratado pelo museu candidato. É desejável que seja sinteticamente apresentado o que o museu imagina como possibilidade de acesso público às obras da coleção, no contexto de seu acervo e/ou espaços expositivos;

- 01 serigrafia de cada série será incorporada ao acervo do Ateliê Belas Janelas (@belasjanelas), que abriga o acervo do artista Ivo Barreto (@ivobarreto), criador da coleção;

- 02 serigrafias de cada série serão incorporadas ao acervo do projeto, sob gestão da organização (Grupo Ludopédio @ludopedio e o artista Ivo Barreto), podendo ser utilizadas na viabilização de parcerias, fundos ou presenteadas, segundo definição acordada entre os parceiros);

- 01 arte de cada série será estará disponível para doação aos clubes de futebol ligados aos estádios que sejam inspiração da cena urbana tratada em cada série específica. Os clubes poderão manifestar este desejo por meio de contato com o e-mail nft.stadiumproject@gmail.com.

- 01 arte de cada série será estará disponível para doação ao arquiteto autor de cada um dos projetos dos estádios que figurem como inspiração das obras de arte criadas na coleção Stadium Project, em retribuição e homenagem ao gesto do traço, potencializador das afetividades coletivas daquela paisagem urbana que da lastro a cada uma das obras de arte da coleção. A doação será feita na medida em que o profissional manifeste este desejo por meio de contato com o e-mail nft.stadiumproject@gmail.com.

 

Aprovada pela organização a doação será efetuada, cabendo ao beneficiário apenas os custos de transporte da obra, seja por remessa postal, transportadora ou por entrega feita pessoalmente por representante da organização do Stadium Project, se assim desejarem. A geração de NFT para as obras doadas é opcional e, havendo interesse em sua emissão por parte do presenteado, o artista se encarregará da emissão da NFT e do envio (comprovando digitalmente a origem da peça), cabendo ao beneficiário suprir os eventuais custos de sua emissão e transferência. A única condição futu

A previsão de doação destas peças, que contemplam pouco mais de 50% das serigrafias que compõem a coleção, inspira-se no nosso desejo de que os presenteados se sintam parte desta jornada artística, um grupo de instituições e pessoas que consideramos relevantes e inspiradores para o futebol, para a memória do futebol e para o próprio processo artístico das criações envolvidas neste projeto.

As peças do fundo, após sua utilização no contexto do projeto ou transferência para outro titular, conforme previsto, são de livre utilização de seus novos detentores, podendo ser mantidas em acervo particular ou comercializadas (desde que para isso possuam uma NFT que comprove sua origem e documente sua transferência futura), segundo o desejo dos seus novos donos. Assim sendo, a venda deverá ser feita no futuro de maneira autônoma por estes, sendo livre a decisão de sua utilização ou dos recursos gerados com sua venda, não sendo necessária qualquer vinculação de recursos ao Stadium Project ou qualquer aplicação de recurso em seus objetivos.

A previsão de doação destas peças, que contemplam pouco mais de 50% das serigrafias que compõem a coleção, inspira-se no nosso desejo de que os presenteados se sintam parte desta jornada artística dedicada à paisagem urbana do futebol, um grupo de instituições e pessoas que consideramos relevantes e inspiradores para a memória do futebol e para o próprio processo artístico das criações envolvidas neste projeto.

As peças que permaneçam no Fundo Soberano sem que sejam requisitadas até o encerramento do projeto em agosto de 2025, ficarão sob a guarda da organização do projeto por mais 01 ano. Passado este tempo, caso não sejam requisitadas pelas instituições para as quais se destinam, serão restituídas ao acervo do artista.

 

bottom of page