top of page

 O que é o Stadium Project Soccer Landscape Art Collection                    

20210711_082500.jpg

Stadium Project é uma coleção de serigrafias limitadas, numeradas e assinadas, executadas em tinta vinílica sobre papel 180g/m², e que possui como foco temático central a diversidade das paisagens urbanas do futebol no mundo. Iniciada em junho de 2021, a coleção está sendo composta com lançamentos de séries numeradas inéditas, de periodicidade eventual, conforme a produção do ateliê, com previsão de conclusão em um período estimado entre 4 a 6 anos.

 

Considerando sua abrangência global e a extensão da coleção em curso (com até 100 séries e no máximo 1100 peças previstas), cada uma das serigrafias físicas disponibilizadas a venda possui um token digital NFT, seu certificado digital de autenticidade, o que permite o envio seguro das artes físicas a qualquer parte do mundo e também sua comprovação de procedência, em futuras revendas no mercado da arte.​ 

O planejamento do projeto prevê ainda que o equivalente a 54% das serigrafias numeradas produzidas já nascem destinadas à doação para acervos descentralizados pelo mundo ou ainda para a soma de fundos a serem aplicados no financiamento de ações de incentivo ao futebol de base e ao fomento à pesquisa científica sobre futebol. 

Esta meta de interesse coletivo do desenvolvimento do projeto se estrutura numa parceria do Ateliê Belas Janelas (@belasjanelas), ao qual se vincula o artista Ivo Barreto (@ivobarreto), ilustrador do projeto, e o Instituto Ludopédio (ludopedio.com.br | @ludopédio), maior portal de pesquisa científica sobre futebol no Brasil.  

Um pouco mais sobre as artes e sobre a coleção

A coleção se estrutura a partir da realização de até 100 ilustrações inéditas, feitas inicialmente à mão livre, em nankin sobre papel, pelo artista brasileiro Ivo Barreto (@ivobarreto). Cada ilustração origina uma série de 11 serigrafias, numeradas e assinadas pelo artista. Embora cada arte aborde um contexto urbano mundial, a coleção se alinha tematicamente ao que no Brasil talvez melhor se defina pela expressão “clima de jogo”. Ou seja, falamos aqui de uma coleção de arte motivada pela eletricidade e excitação única que paira no ar no ambiente urbano que circunda os estádios de futebol mundo afora e que tem o ápice de sua catarse no grito coletivo das multidões na arquibancada, quando a rede balança.

Tendo a arte como elemento mediador, a ideia é celebrar o futebol, a cidade e a arquitetura como espaços de encontro e forja de memórias sensíveis. Para isso, cada uma das artes tem como inspiração o contexto urbano de um estádio mundialmente relevante (ou afetivamente cativante na visão da curadoria do projeto) buscando construir uma macro cena coletiva e urbana em suas muitas nuances, repleta de micro cenas e diferentes paisagens - ora mais urbanas, ora mais permeáveis pelo natural -, retratando o acontecer destes lugares em dias de “casa cheia” no futebol dos grandes clássicos.

 

Nas composições, a leitura paisagística e arquitetônica feita pelo artista explora um diálogo entre a realidade e a liberdade inventiva dada à arte, para adicionar, suprimir, sintetizar ou ampliar, para "resolver" a cena e permear seus espaços de vida: rotas de deslocamento e chegada das torcidas, os locais de acumulação de pessoas e de permanência, as escalas monumentais, ou singelas, das arquiteturas e das massas de público envolvidas, seu contraste, ou integração, estabelecidos com os espaços urbanos e paisagísticos em que se encontram.

 

Por aí vamos nesta composição de uma galeria que, ao final, esperamos ser capaz de mostrar a paisagem mais humana do futebol nas cidades mundo afora, com sua imensa diversidade de contextos expressivos, locais em que este brinquedo tão simples, a bola, é o catalisador das mais variadas sociabilidades de diferentes multidões. De certa maneira, é a nossa tentativa de usar a arte para, de alguma forma, nos permitir aglomerar nestes tempos em que nos distanciar foi e segue sendo vital para o futuro do planeta.

Se a sua paixão é a arte, o futebol, a tecnologia ou todos eles juntos, participar desta coleção vai além de adquirir uma arte e incentivar sua cadeia de produção envolvida. Também significa incentivar que o futebol siga exercendo seu papel de espaço de sociabilização na comunidade brasileira em especial, seja na rua ou na universidade. Afinal, como acertadamente diria o técnico escocês Bill Shankly, "o futebol não é uma questão de vida ou morte, é muito mais do que isso".

Entre nessa torcida, escolha a paisagem que mais lhe toca a memória de boleiro, adquira a sua serigrafia/ NFT e não fique fora deste time!

wembley#1_arte nankin  cut.JPG

Reprodução parcial da arte em nankin sobre papel que origina a primeira série de serigrafias da coleção Stadium Project (Série englan#1), inspirada na paisagem urbana do estádio de Wembley.

Acervo Ivo Barreto, Junho/2021.

20210711_085138 - Copia.jpg

Detalhe england#1_serigrafia_11/11, serigrafia que fecha a primeira série da coleção Stadium Project. Acervo Ivo Barreto, Junho/2021.

20210712_070146.jpg

Obra england#1_serigrafia_3/11, serigrafia integra a primeira série da coleção Stadium Project. Acervo Ivo Barreto, Junho/2021.

England#1 enquadrada.jpg

Obra england#1_serigrafia_1/11 enquadrada, nas mãos do artista, para visualização da escala da obra (moldura não incluída)Acervo Ivo Barreto, Junho/2021.

bottom of page